segunda-feira, 16 de maio de 2022

REINAUGURADO O MUSEU SACRO HISTÓRICO DE TIRADENTES EM SEBOLLAS

     

Funcionamento de terça a domingo de 10:00 às 17:00 hrs

    No ano em que completou 50 anos, o Museu de Tiradentes em Sebollas foi reinaugurado no último dia 21 de abril com grandes novidades e muito charme, além da tradicional festa cívica.

Agora com funcionamento de terça a domingo de 10:00 às 17:00 horas,  o museu com os restos atribuídos ao mártir da Inconfidência Joaquim José da Silva Xavier, possui imagens sacras de Aleijadinho, peças de época, material escravocrata e tantas outras peças que contam a história do movimento de libertação defendido pelos inconfidentes e também a história da região. Outra grande novidade do Museu é a visita guiada, onde a Quezia ou a Ana Paula acompanham o turista em cada sala explicando e tirando dúvidas.

Em 2019 uma grande proliferação de cupins comprometeu a estrutura do prédio que possui quase 100 anos e por este motivo o prédio precisou ser interditado para dedetização e reforma. Nos primeiros meses, parte do acervo ficou exposta ao lado, numa sala cedida pela Igreja Matriz de Sant'Anna. Já em 2020 a prefeitura de Paraíba do Sul adiou a obra do inicio para o fim do ano por conta da pandemia e neste período as paredes, parte do telhado e parte do piso foram reformados. Já em 2021, engenheiros da prefeitura condenam a outra parte do telhado que passou então por uma ampla reforma juntamente com parte elétrica que precisou ser toda trocada.

A Prefeita do Município Dayse Onofre (PL) fez questão de acompanhar pessoalmente a evolução da obra e todas as novidades no acervo, na iluminação e principalmente no paisagismo idealizado por ela.


Além de todas as peças do museu já existentes, um sino de 1861 e um órgão musical datado de 1850 agora podem ser apreciados. Outra grande novidade é um quadro que está logo na entrada com uma pintura de Ernst Hasenclever de 1839 com a paisagem da Sebollas na época posterior a passagem de Tiradentes.

O Morador do bairro e também vereador Maninho Magdalena que é apaixonado pela história também fez questão de acompanhar cada detalhe da obra, montagem do acervo e catalogação das obras, além de contribuir com a criação dos textos, correção de legendas e aquisição das novas peças. 

" Cobrei diariamente a reforma e volta do nosso museu! Por ser o único atribuído à Tiradentes no estado do Rio de Janeiro, ele tem que estar assim, lindo, imponente e revigorado. Agradeço a Prefeita Dayse, o Padre Márcio e todos os envolvidos nessa reforma, na preparação e na inauguração. O museu conta a  nossa história, é o nosso passado contato em imagens, peças e muitas lembranças finalizou o Vereador Maninho Magdalena".

O Museu de Tiradentes foi inaugurado em 1972 pelo saudoso ex prefeito Nelson Aguiar e contou com a presença do governador do estado e diversas autoridades.

Sebollas e seus encantos aguardam você e a sua família. Visite também outros pontos turísticos do distrito como a  Matriz de Sant'anna a Vinícola Inconfidência e outros.

























Um comentário:

  1. Olá! Fui recebido pela guia, Kezia, que fez um tour de Imagens e palavras sobre essa pequena casa protegendo uma gigantesca história. Fiquei em frente a Aleijadinho... escultura em madeira policromia.., me mantive quieto para ouvir... ouvir o formão retirando o excesso de madeira para surgir a Santa.. ouvir...a dor do suplício gravada nas paredes...

    ResponderExcluir